A Metamorfose, de Franz Kafka | Chá para Expectativa

A Metamorfose, de Franz Kafka

Sabe aquele livro antigo que todo mundo indica e você fica adiando a leitura? Pois bem, o livro A Metamorfose foi um deles. A minha vida de leitora é bem engraçada! Posso ter X livros na lista de espera, mas sempre vou ler os que eu comprei recentemente.
O meu medo nesse livro era de não conseguir absorver a história por causa da escrita. Mas a leitura fluiu muito bem e terminei em poucas horas. Prometo que essa resenha será pequena. Por motivos de: A história é bem curta. Se eu escrever com mais detalhes, terá spoilers e eu gosto sempre de deixar vocês curiosos. (risos)





 Autor: Franz Kafka
 Gênero: Drama - Horror - Fantasia
 Ano: 2009 / Páginas: 60
 Avaliação: 

"A história é protagonizada pelo jovem Gregor Samsa, que trabalha como caixeiro-viajante e sustenta as despesas da família. Gregor acorda certa manhã transformado em um monstruoso inseto. Inicialmente, a principal preocupação dele é como lidar com seu novo corpo metamorfoseado. Depois, porém, precisará enfrentar a repulsa e o medo, representando o que há de mais trágico na condição humana."

Ao acordar, Gregor Samsa fica confuso com que está acontecendo com ele. Sonho ou realidade? Nas primeiras páginas o autor mostra o jovem Gregor um pouco preocupado com sua transformação - como estava sendo difícil se deslocar, principalmente, sair da cama para ir trabalhar. O tempo passa e Gregor fica pensando em como lidar com a situação que está vivendo naquela manhã. Uma de suas inquietações era os seus pais e irmã vê-lo daquela forma.


“Naquela família assoberbada e extenuada, quem teria tempo para se ocupar de Gregor mais do que o estritamente necessário?”


Depois da descoberta de seu estado físico, a família começa a expor claramente o nojo e desprezo por Gregor. Percebem que ele não é mais favorável e a única coisa que eles pensam é como se livrar dele. No desenrolar da narrativa podemos ver o Gregor se conformando com sua nova condição, perdendo seu hábito e raciocínio humano.

Uma das lições que pude tirar desse livro é: “Enquanto você for útil e tiver algo interessante para oferecer, você sempre será uma pessoa incrível [...]” Fiquei pasma com o comportamento da família com o personagem principal. As últimas páginas me deixaram de queixo caído. Não esperava um desfecho tão rude. Foi um dos livros em que a história me deixou bastante irritada, mas agradeço ao Kafka por ter escrito um livro com essência. Sem isso, seria só mais uma história comum.

A obra “A Metamorfose” foi escrita pelo escritor Franz Kafka, um dos mais influentes do século XX. A história é bem objetiva e ao mesmo tempo perturbadora. O livro tem poucas páginas, mas a história traz uma lição enorme. 
E quer saber? É um livro que todos deveriam ler ao longo da vida.



O que achou deste post?
Chá para Expectativa© 2016 - 2017 | Layout por A Design