Restaurantes que servem pratos com pinhão em Santo Antônio do Pinhal | Chá para Expectativa

Restaurantes que servem pratos com pinhão em Santo Antônio do Pinhal

Mais uma recomendação que o Roteiro de Turismo está fazendo aqui no blog. Para quem perdeu o primeiro post sobre o Museu de Arte Sacra em São João del Rei acesse aqui. E vou logo avisando que, o post a seguir vai despertar sua curiosidade e te dar água na boca. Conheça um pouco sobre os restaurantes que servem pratos com pinhão na cidade de Santo Antônio do Pinhal (Município de São Paulo).

O pinhão é fruto da araucária, utilizado em muitas receitas gastronômicas. Oferece muitos benefícios nutritivos e é encontrado em abundância em Santo Antônio do Pinhal. Não é a toa que a cidade tem esse nome e que os principais restaurantes da cidade são aqueles que usam do tradicionalismo desse fruto para conquistar o cliente. Ele se forma dentro das pinhas e sua poupa rende deliciosas receitas.
Entre os restaurantes que tem o pinhão como ingrediente base o Roteiro de Turismo indica o Donna Pinha, comandado pela a chef Anouk Vasconcelos. O conceito chave de seu restaurante é valorizar ingredientes locais. De forma inteligente, cria novos sabores ao fruto, tornando o simples em algo muito requintado e delicioso. Todos os produtos da casa são fresquinhos, nacionais e se fundamentam na sustentabilidade, sem desperdícios.


RESTAURANTE DONNA PINHA
Uma lareira central aquece o elegante salão do Donna Pinha, com paredes de vidro e vista para as montanhas. Entre as entradas mais famosas está a casquinha de cogumelos gratinada com parmesão, e entre os pratos principais estão a truta com molho bechamel e amêndoas mais batata sautée, a truta ao molho de pinhão. A torta com recheio de nozes e pinhão, a calda de uísque e sorvete artesanal de baunilha são sobremesas deliciosas. A adega mantém rótulos como o chileno Tarapacá Gran Reserva Cabernet Sauvignon.



Outro charmoso local para se deliciar com comidas a base de pinhão é o restaurante Marcelo’s, onde além de pratos maravilhosos, conta com um deck com música ao vivo aos fins de semana de feriado e alta temporada. O almoço é servido ao no fogão a lenha e você pode se servir a vontade e depois pagar por quilo e não pelo prato. A nossa dica é que você experimente truta ao molho de pinhão e nhoque ao sugo, simplesmente maravilhoso!



Como a araucária é uma árvore que se relaciona melhor com ambientes frios, a altitude de Santo Antônio do Pinhal é fundamental para garantir a qualidade de seu fruto. Quer saber uma curiosidade? Os esquilos contribuem na produção de pinhão! Isso mesmo, são eles que enterram as sementes e acabam esquecendo de come-las, dando origem a novos pés. Se você também ficou curioso para ver, sentir e se deliciar com Santo Antônio do Pinhal, procure uma pousada e aproveite o fim de semana. Para outras informações sobre restaurantes e pousadas em Santo Antônio do Pinhal acesse Roteiro de Turismo e boa viagem!


Não se esqueçam de seguir o blog e me acompanhar nas redes sociais 

Chá para Expectativa© 2016 - 2017 | Layout por A Design