Museu de Arte Sacra em São João del Rei | Chá para Expectativa

Museu de Arte Sacra em São João del Rei

Estephane também é cultura e lazer. Hoje o post é sobre o Museu de Arte Sacra. O museu fica em uma das cidades históricas do estado de Minas Gerais. Cidade São João del Rei, também conhecida por ser uma cidade universitária devido aos institutos de ensino presentes, nasceu Tancredo Neves (1910 – 1985).
Chega de enrolação e vamos "turistar". 


Você sabe o que é arte sacra? Muitas pessoas se confundem ao tratar arte sacra como sinônimo de arte religiosa, quando na verdade por mais que uma obra seja produzida sob a inspiração divina, se ela não for voltada ao culto, não pode ser considerada como sacra. O Museu de Arte Sacra (MAS) de São João del Rei funciona desde julho de 2013, e a Fundação Museu de Arte Sacra já existe desde 18 de outubro de 1974.
Nesse museu você encontra a Gráfica Escola do Museu de Arte Sacra, que ajuda na formação de profissionais da área. Esse projeto oferece um curso sobre como usar a máquina e também recebem orientações sobre como confeccionar as peças que são produzidas, através da arte-gráfica. São produzidas peças gráficas e parcerias com diversos outros museus para ampliar as ações planejadas conjuntamente.
O projeto da Gráfica Escola sugere diversas atividades no âmbito cultural, histórico, turístico, econômico e pedagógico. O objetivo do Museu de Arte Sacra é preservar os objetos históricos, artísticos e que precisam ser conservados com o máximo de cuidado. No ano de 2009, o MAS recebeu o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-FIEMG, por se encaixar dentro dos conceitos museológicos contemporâneos.
Entre os principais produtos expostos está a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho e a pintura ‘Fuga para o Egito’ de Venâncio do Espírito Santo, uma arte com cenário de uma antiga vila e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda. Hoje é juridicamente uma fundação que está no seio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.
Alguns objetos do Museu 
Se você vai fazer um passeio turístico para São João del Rei e é um apreciador de arte, não pode deixar de passar por esse museu. O local é incrivelmente charmoso, possui belezas singulares, mas cheias de tradicionalismo e guarda verdadeiras relíquias da arte sacra, reconhecidas mundialmente. E para outras informações sobre pousadas em São joão del Rei acesse Roteiro de Turismo (aqui).
Algum leitor já visitou o museu? Já foi em Minas Gerais? Já foi em São João del Rei? Comente no post abaixo!




Não se esqueçam de seguir o blog e me acompanhar nas redes sociais 

Chá para Expectativa© 2016 - 2017 | Layout por A Design