Como salvar páginas do seu Blog | Chá para Expectativa

Como salvar páginas do seu Blog

Hoje fiz um post rápido, prático e objetivo ou quase isso.
Como capturar/salvar páginas do seu blog? Como eu vi isso faz tempo então, infelizmente não achei o blog para fazer a devida referência. Mas, com muita procura achei o site que faz o serviço. Yes!


Quando eu era apenas uma leitora de blogs, achei um blog gringo com um post ensinando como capturar páginas da web através de um site. Achei um máximo!
O site se chama Internet Archive.


Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada (1996) para construir uma biblioteca de Internet. Uns de seus objetivos é o acesso permanente para pesquisadores, historiadores, acadêmicos, pessoas com deficiência, e ao público em geral para as coleções históricas que existem em formato digital. Por conta do crescimento da organização, agora o Internet Archive inclui: textos, áudios e vídeos em suas coleções.
 Resumindo: um site que você pode fazer uploads e/ ou procurar arquivos.

                             TUTORIAL

O site é em inglês. Quem tiver dificuldade, use o Google Chrome e ative o tradutor do navegador para português.


1. Acesse o site para criar uma conta. Clique em: join us;

2. Em seguida, preencha o formulário corretamente.







Com o formulário preenchido e enviado, confirme sua conta acessando sua caixa de e-mail.
Com a conta logada, faça a captura da sua página em “Save Page Now” (Salvar a página agora).




Pronto! O site vai fazer a leitura do seu blog e salvar. 
Atenção: O site só irá fazer a captura da página principal. Se você quiser salvar outras páginas como sobre, contato e entre outros, é só fazer este mesmo processo colocando o link da página que deseja salvar.
"Ah Estephane, eu faço isso tirando Print Screen!"
Sim! Existe programas e extensões pra fazer isso mas, nem todos funcionam como tal. Param de funcionar, travam durante a captura e blábláblá... No meu ponto de vista achei essa forma mais prática pois, além de salvar as páginas, o site monta uma linha do tempo do seu blog de acordo com as capturas que você fez e não precisa de instalação. 
E o mais interessante é que você pode ver a evolução do seu blog. Os layouts, como você publicava os posts e etc... Querem fuxicar no site para ver como era o meu blog antes de estar com este layout? Acesse o site e digite meu endereço no campo de busca:



Deu uma melhorada não é? rs

Também fiz uma busca do blog Depois dos Quinze da Bruna Vieira. Gente que evolução! É pra ficar de queixo caindo.

Se você já viu algum post sobre esse assunto, já falou sobre captura de blogs, já conhecia o site Internet Archive ou tem dúvidas? Comente no post abaixo ou envie um e-mail para estephanne.faria@gmail.com que eu irei responder a todos. 

Um beijo e até a próxima 



Não se esqueçam de seguir o blog e me acompanhar nas redes sociais 

Chá para Expectativa© 2016 - 2017 | Layout por A Design